sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada


    Bom dia, Zés da Tecnologia!
    Hoje, falaremos brevemente sobre um tema que é deveras interessante, VR vs AR!

    As Realidades Virtual e Aumentada estão relacionadas, mas são conceitos muito diferentes. Quando falamos sobre tecnologia, muitas vezes confundimos estes dois conceitos, mas a diferença é grande e vale a pena explicar-te.
Estes dois domínios têm uma grande coisa em comum. Ambos têm a notável capacidade de alterar a nossa percepção do mundo. No entanto, diferem no que toca à percepção da nossa presença.

    A Realidade Virtual, conhecida vulgarmente como simplesmente VR, do Inglês "Virtual Reality", integra ambientes simulados através de um computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objetos do Mundo Digital, desligando o utilizador do mundo físico completamente. A Realidade Virtual é, de certa forma, capaz de transpor o usuário. Noutras palavras, tranporta-nos para outro lugar, como é o caso da utilização de óculos especializados, que como que bloqueiam a sala e nos colocam numa outra dimensão..

    Oculus Rift, Samsung Gear e Google Cardboard são alguns dos nomes que já deves ter ouvido falar até agora. Mas se ainda não experimentaste a Realidade Virtual desde aqueles desenvolvimentos dos anos 80, apronta-te para te surpreenderes com o quão longe esta já chegou.


    A Realidade Aumentada, conhecida vulgarmente por AR, do Inglês "Augmented Reality", adiciona elementos digitais a uma visão em tempo real do mundo físico, muitas vezes feito pelo uso de câmaras integradas nos dispositivos, como por exemplo, o telemóvel. Esta tecnologia trabalha com algoritmos de reconhecimento baseados em visão computacional, utilizando o som, vídeo, gráficos e outras entradas com o propósito de criar um ambiente super imersivo no próprio seio do Mundo Real.

    Alguns exemplos da aplicação deste domínio ao nosso quotidiano são o jogo Pokemón Go, lançado em julho de 2016 e as funcionalidades disponibilizadas pela rede social Snapchat. No vídeo seguinte, podes ver uma experiência social envolvendo a Realidade Aumentada, desenvolvida pela marca de refrigerantes Pepsi, numa paragem de autocarros.


    Esperamos que tenhas gostado deste breve texto e que tenhas adquirido algum conhecimento sobre este assunto, que nos fascinou logo que nos foi proposto pela nossa professora de Aplicações Tecnológias B.
 Fiquem atentos para as próximas publicações, e não se esqueçam, os melhores conteúdos tecnológicos encontram-se no  ZéBit !! 👊


   Webgrafia:

4 comentários: