domingo, 13 de outubro de 2019

Características e Níveis de Interatividade

    Boa Tarde, Zézinhos da Tecnologia!!

    Hoje, pretendemos abordar o tema da Interatividade. Provavelmente estás agora a perguntar-te o que é a interatividade e qual é a sua relação com a tecnologia do nosso quotidiano, mas não te preocupes, que nós iremos facilitar essa tarefa para ti.

    A interatividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de ações efetuadas neste e nos seus objetos. O sistema, em função das ações, transforma-se e adapta-se, criando novas situações ao utilizador. Este sistema normalmente não exige longos periodos de aprendizagens, uma vez que possui uma interface de fácil uso.

    A interatividade possui diversas caraterísticas: a comunicação, que estabelece uma transmissão recíproca entre o utilizador e o sistema, através de dispositivos periféricos ligados ao sistema; o feedback, que permite regular a manipulação dos objetos do ambiente virtual a partir dos estímulos sensoriais recebidos do sistema pelo utilizador; o controlo e a resposta, que permitem ao sistema regular e atuar nos comportamentos dos objetos do ambiente virtual; o tempo de resposta, que é o tempo que decorre entre a ação do utilizador sobre um dos objetos do ambiente virtual e a correspondente alteração criada pelo sistema, e por fim a adaptabilidade, que é a capacidade que o sistema possui de alterar o ambiente virtual em função das ações do utilizador sobre os objetos deste.

     A interatividade pode ser dividida em três principais níveis segundo a relação homem-máquina, sendo estes a interatividade reativa, coativa e proativa, podendo estes conceitos ser resumidos pela seguinte tabela:
Os 3 níveis de Interatividade.

    Quanto ao nível sensorial, podemos classificar a interatividade em:
     • Elevada: são estimulados todos os sentidos do utilizador. (ex: Simulador de realidade virtual)
     • Média: apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados e exerce um controlo limitado. (ex: Consola de jogos)
    • Baixa: o utilizador não se sente como parte do ambiente virtual e apenas alguns dos seus sentidos estão a ser utilizados. (ex: Cinema)
         
    Esperamos que tenhas adquirido todos os conceitos necessários para compreenderes artigos sobre inovações das diversas áreas tecnológicas, sobretudo no que diz respeito à Realidade Virtual e Aumentada. Caso tenhas alguma duvida em relação a este assunto, não hesites em expô-la nos comentários.

    A equipa  ZéBit  !! 😆

3 comentários:

  1. Johnny Johnny
    Yes papa?
    Eating sugar?
    No papa.
    Telling Lies?
    No papa.
    Open your mouth
    Ah Ah Ah

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