Com esta publicação pretendemos abordar o tema que iniciamos neste período, sendo este a programação.
A programação é uma maneira de "instruir o computador a executar várias tarefas". Sendo que ao programar um software, estamos apenas a fornecer ao computador um conjunto de instruções escritas em um idioma que o computador possa entender, chamadas de linguagens de programação. As instruções podem ser de vários tipos, por exemplo arredondar um número, diferenciar um número de par de um ímpar, etc.
Imagem de uma janela de programa durante o seu desenvolvimento. |
Na verdade, os computadores mais antigos foram programados alterando manualmente os uns e os zeros, alternando o circuito e a fiação. Obviamente, não foi fácil criar muitos programas, pois a maioria era usada apenas para aplicativos específicos, e eles eram gigantes em tamanho, por isso eram bastante limitados. Por isso, a criação de linguagens de programação foi um passo revolucionário que levou o campo a outro nível. Diferentemente das linguagens normais, as palavras-chave nas linguagens de programação são limitadas e, combinando essas palavras-chave, os desenvolvedores podem criar diferentes tipos de programas. Existem softwares especiais que transformam o código que você escreve em linguagem de máquina que a máquina entende. Sendo assim uma linguagem de programação é basicamente um conjunto de instruções através das quais os humanos interagem com os computadores.
Logótipos de algumas linguagens de programação. |
Além disso, podemos dividir as linguagens em duas categorias: linguagens de baixo nível e de alto nível. Linguagens de baixo nível são linguagens totalmente dependentes do hardware do computador, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outros computadores. Isto acontece por estar desenhado "a medida" do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo.
Enquanto, as linguagens de alto nível são aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem informática. Sendo elas baseadas em estruturas que podem mudar de tamanho durante a execução do programa. Permitindo criar estruturas de dados que se adaptem às necessidades reais de um programa. Trata-se de linguagens independentes da arquitetura do computador. Tendo um programa escrito em uma linguagem de alto nível este pode ser migrado de uma máquina a outra sem nenhum tipo de problema.
A Equipa ZéBit !!
Webgrafia: https://conceito.de/programacao
http://www.alan-g.me.uk/tutor/port/tutwhat_por.htm
Webgrafia: https://conceito.de/programacao
http://www.alan-g.me.uk/tutor/port/tutwhat_por.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário